A Associação Você está em: Clube » Página inicial
 
» Últimas Notícias
Não há notícias no momento!
 
» Agenda de Eventos 2017
Não há eventos neste mês!
 
» História

Diretoria:

Heinz Lindner - Presidente de Honra
Silvio Borges de Jesus - Presidente do Clube
Darcio Volkmann - Vice Presidente
Ralf Sebold - Primeiro Secretário
Heinz Lindner - Segundo Secretário
Luiz Constancio Leite - Primeiro Tesoureiro
João José Marçal - Segundo Tesoureiro
Artur Carlos Lindner - Diretor de Tiro
Dagoberto Lindner - Vice Diretor de Tiro
Nilton Wienhage - Diretor de Bolão
Adelar Tonoli - Diretor Social
Darcio Volkmann - Relações Públicas
Ruth Volkmann - Diretora de Cult.e Artes
Marcio Schneider - Diretor de Patrimônio
Wilson Wienhage - Vice Dir. de Patrimônio
Guilherme A. D. Lindner - Dep. Infanto e Juventude
Felipe R. D. Lindner - Vice Infanto e Juventude

História

     O Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava, foi fundado em 01 de Julho de 1.877, sob a denominação Schützenverein Itoupava, com sede na Itoupava Central, ás margens da Rua Dr. Pedro Zimmermann.

     A Sociedade inaugurou sua sede social em 1.898.

     O clube desativou suas atividades em 1.941, por determinação do Governo Federal que empreendia a campanha da Nacionalização por conta da Segunda Guerra Mundial.

     Conforme comentam os sócios existentes de idade avançada, o clube teve os seguintes fundadores: Georg Mordhorst, Wilhelm Jenichem, Wilhelm Borchardt, Gustav Pichels, Gustav Henschel, Claus Steep e Otto Stein.

     Não mais existem documentos do período entre a fundação e a data de seu fechamento, pois tudo foi recolhido por funcionários do Governo e nada foi devolvido.

     A única prova existente da fundação da Sociedade é a Bandeira da Fundação onde consta a data de fundação do Clube, a qual a pedido do Sr. Prefeito foi doada em 1.991 à Prefeitura Municipal de Blumenau, achando-se atualmente no Arquivo Histórico da Biblioteca Pública da cidade de Blumenau.

     Conforme consta na Ata da Assembléia Geral Extraordinária de 16 de Março de 1.946, o clube foi reativado com a denominação de Sociedade de Atiradores de Itoupava, onde foi eleita a sua diretoria, composta de:
     Carlos Mordhorst - Presidente
     August Brand - Secretário
     Ricardo Mordhorst - Tesoureiro
     
     Em Assembléia realizada em 11 de Dezembro de 1.949, foram aprovados os Estatutos do Clube onde também foi dado a nova denominação, passando a ser Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava, sucessora da Sociedade de Atiradores de Itoupava, onde também foram realizadas as eleições da nova diretoria que ficou assim composta:
     Frederico Voelz - Presidente
     Emilio Steen - Vice Presidente
     Alex Steen - Primeiro Secretário
     Luiz Beck - Segundo Secretário
     Erich Rothbarth - Primeiro Tesoureiro
     Eurico Rothbarth - Segundo Tesoureiro
     Ricardo Mordhorst - Orador Oficial

     Após esta data, foram os Presidentes eleitos nos seguintes períodos:
     De 23-01-1955 à 27-01-1963  Erwin Henschel
     De 27-01-1963 à 16-01;1966  Alex Steen
     De 16-01-1966 à 08-03-1970  Haro Henschel
     De 08-03-1970 à 21-02-1971  Erich Mordhorst
     De 21-02-1971 à 27-01-1980  Edgar Bruch
     De 27-01-1980 à 17-01-1982  August Liesemberg
     De 17-01-1982 à 03-02-1984  Haroldo Bruch
     De 03-02-1984 à 26-01-1995   Heinz Lindner
     De 26-01-1995 à 31-01-1996  Ralf Sebold
     De 31-01-1996 à 22-01-1998  Heinz Lindner
     De 22-01-1998 à 20-02-2000  Arlindo Abel
     De 20-02-2000 à 25-01-2001  Gustavo Froelich
     De 25-01-2001 à 23-01-2003  Dagoberto Lindner
     De 23-01-2003 em diante   Silvio Borges de Jesus

     No dia 27 de Junho de 1.977, recebemos em nossa sociedade a visita do Exmo Sr. Dr. Antônio Carlos Konder Reis, Governador do Estado, o qual deu ao clube um cheque no valor de  CR$ 100.000,00 (Cem Mil Cruzeiros) para fazer melhorias no Clube e para a festa do Centenário. O Governador foi recepcionado com uma festa e comida típica da região.

     Em conseqüência das enchentes de 1.983 e 1.984, a sede do clube ficou totalmente danificada, pois as águas chegaram acima das janelas da sede, derrubando o stand de Tiro e danificou ainda, totalmente a Cancha de Bolão.  Ambos foram recuperados com muitos esforço da Diretoria e de alguns sócios e seus recursos próprios.

     O Clube foi declarado de Utilidade Pública Municipal, pela Lei número 3.567 fr 6 de Dezembro de 1.999.

     Recentemente o clube concluiu um novo galpão nos fundos da sede, para o funcionamento de 4 Canchas de Bolão com levantamento automático de pinos, que já estão em pleno funcionamento.

     Além do Bolão, o Skaat e o Tiro ao Alvo são as modalidades esportivas mantidas pelo clube.

     As festividades como Festa de Rei e Rainha do Tiro e de Bolão, são realizadas conforme o Calendário do Clube.  Semanalmente as equipes Masculina e Feminina se reúnem em disputas internas e também com outras Sociedades, inclusive em Campeonatos Regionais e Estaduais.

     A Equipe de Tiro pratica suas disputas internas, participa do Campeonato Estadual do Tiro e anualmente, sempre no Mês de Setembro; participa do Torneio de Tiro Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que é realizado na cidade de Campo Bom no Estado do Rio Grande do Sul. Em 2004, o título de Campeão veio para a equipe do Ribeirão Itoupava.

     O Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava é o mais antigo de Blumenau e em plenas atividades, participando dos desfiles da Octoberfest.

 

 
» Veja algumas fotos de nosso clube
 
Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB - Academia, Atletismo, Badminton, Basquete, Bocha, Bolão, Canastra, Caneco, Canoagem, Coral,Canastra, Canoagem , Curso de linguas, Dominó, Futebol, Futebol de areia, Futebol de salão, Futebol suíço, Ginástica, Grupo folclórico, Hipismo, Jogos de mesa, Karatê, Musculação, Natação, Piscina, Sinuca, Skat, Sociais, Squash, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro, Tiro ar comprimido, Tiro pássaro , Truco, Voleibol, história CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO, ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E RECREATIVA PRIMAVERA , CLUBE BLUMENAUENSE DE CAÇA E TIRO , CLUBE DE CAÇA E TIRO BADENFURT, CLUBE DE CAÇA E TIRO CONCÓRDIA – VELHA , CLUBE DE CAÇA E TIRO ESPORTIVO CULTURAL UNIÃO , CLUBE DE CAÇA E TIRO FORTALEZA ALTA , CLUBE DE CAÇA E TIRO ITOUPAVA REGA, CLUBE DE CAÇA E TIRO PASSO MANSO, CLUBE DE CAÇA E TIRO RIBEIRÃO ITOUPAVA , CLUBE DE CAÇA E TIRO VELHA CENTRAL , CLUBE DE CAÇA TIRO ESPORTIVO E CULTURAL ITOUPAVAZINHA , CLUBE ESPORTIVO RECREATIVO NOVA AURORA , CLUBE RECREATIVO ESPORTIVO CULTURAL CONCÓRDIA , CLUBE SKAT HERMANN BERG , CLUBE SOCIAL RECREATIVO CAÇA E TIRO GARCIA JORDÃO , ESPORTE CLUBE ÁGUA VERDE, GRÊMIO ESPORTIVO OLÍMPICO , GUARANI ESPORTE CLUBE , SOCIEDADE DE BOLÃO TIROLÊS , SOCIEDADE DE CAÇA E TIRO ESTRADA DA CAROLINA, SOCIEDADE DESPORTIVA VASTO VERDE , SOCIEDADE ESPORTIVA CAÇA E TIRO ITOUPAVA NORTE, SOCIEDADE ESPORTIVA CULTURAL TIRO E CAÇA HARMONIA, SOCIEDADE ESPORTIVA FLÓRIDA, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA CRUZEIRO, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL SALTO DO NORTE, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA ITOUPAVA ALTA , SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA LIBERDADE , SOCIEDADE RECREATIVA CULTURAL FORTALEZA–TRIBESS, SOCIEDADE RECREATIVA CULTURAL LYRA CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU, SOCIEDADE RECREATIVA DESPORTIVA SERRINHA , SOCIEDADE RECREATIVA E DESPORTIVA CENTENÁRIO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA 1º DE JANEIRO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA CULTURAL COMERCIAL, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA E CULTURAL TESTO SALTO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA IPIRANGA
 
 
A Associação      
Notícias e novidades      
Agenda da associação      
Esportes e modalidades      
Galeria de Fotos      
Contato      
 
   
  CLUBE DE CAÇA E TIRO RIBEIRÃO ITOUPAVA
    Rua dr. Pedro Zimmermann 4550, Bairro Itoupava Central Fone: 3337-3244 - Blumenau / SC | Tel: (47) 9985-2833