A Associação Você está em: Clube » Página inicial

» Últimas Notícias
Não há notícias no momento!

» Agenda de Eventos 2017
Não há eventos neste mês!

» História

Vilmar Paterno - Diretor Relações Públicas
Daniel João Anesi - Diretor Cidadania Italiana

História

O processo de imigração européia, especialmente a dos italianos para o sul do Brasil durante o século XIX, foi fundamental para a colonização e desenvolvimento do Vale do Itajaí, cujas cidades preservam até hoje, todas as características italianas que lhe deram origem, mantendo vivas as  tradições culturais herdadas dos primeiros imigrantes.

Outra história iniciou aos 17 dias do mês de junho de 1952, quando nascia a Sociedade Recreativa e Cultural Lyra com a finalidade inicial de incentivar o Canto, o Teatro, a Música e outras manifestações culturais e recreativas da cultura alemã. Suas  atividades iniciais eram realizadas no Bar Paraíso, à Rua João Pessoa, no bairro da Velha. Houve diversas mudanças do local de reuniões, inclusive houve um contrato com a Sociedade Desportiva Vasto Verde.

Em 1964 o Lyra adquiriu o  terreno, e em 1965 inaugurou sua primeira sede social, iniciando suas atividades no bairro Vila Nova, com uma situação curiosa, na falta de espaço, o stand de tiro, com arma de pressão, era dentro do salão.

Aos 30 dias do mês de maio de 1989,  nascia um novo clube em Blumenau. Em  reunião alguns amigos da Comunidade Italiana fundaram o Circolo Italiano di Blumenau com o intuito de manter e difundir as tradições italianas no Vale do Itajaí, mais precisamente, em Blumenau. São sócios fundadores do Circolo Italiano di Blumenau: Elmo Bogo, João Tomellin, Oto Tomellin, Décio Moser, Carlinho Bogo, Alfredo Rotermel e Cláudio Antoniazzi. A estes abnegados incentivadores da Cultura Italiana, juntaram-se outros, que não recusaram a oferta feita de associar-se à Sociedade Recreativa e Cultural Lyra.

Aos 13 dias do mes de dezembro de 1993, após uma Assembléia Geral Extraordinária dos dois clubes, nascia o LIRA-CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU, sendo seu primeiro presidente  Américo Odorizzi. Com despreendimento do grupo e muito trabalho, doação, amor às tradições e o ideal de manter e difundir a cultura italiana, nasceram a nova sede social, a Scuola d’Italiano Giuseppe Garibaldi, a Notte Italiana, a Festitália, a Settimana di Cultura, a reforma e ampliação da antiga sede transformada em Casa Nostra, e outras ações de sucesso  como os Grupos Folclóricos de Dança, Canto, Teatro,  Coral, e  de jogos e lazer, como Bocha, Truco, Canastra, Dominó, mas acima de tudo,  a amizade e alegria de perpetuar as tradições trazidas por aqueles que, mesmo tendo que abandonar sua terra natal, não deixaram de amá-la e mantiveram o respeito pelas suas origens.

Neste ano de 2002, aos 17 dias do mês de junho, o clube completa 50 anos de existência dirigidos à construção da solidariedade, do amor às tradições, cultuando o sentido de uma boa amizade. Este é o LIRA-CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU – cinqüentenário.

Como característica do povo italiano, os imigrantes trouxeram sua alegria, sua culinária, seu geito expansivo de ser, e a tradição da reunião das famílias para rezar e festejar seus costumes, surgindo assim, a semente da Festitália. Hoje com  a festa, a Comunidade Italiana busca resgatar, preservar e divulgar as tradições culturais, gastronômicas e familiares dos seus antepassados. Os descendentes de origem  italiana  representam mais de 40% da população de Blumenau e do Vale do Itajaí,  mas todos as etnias renderam-se a alegria contagiante desta “Buona Gente”

Associe-se ao LIRA-CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU,  e venha integrar esta grande Comunidade participando de suas tradições.

» Veja algumas fotos de nosso clube

Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB - Academia, Atletismo, Badminton, Basquete, Bocha, Bolão, Canastra, Caneco, Canoagem, Coral,Canastra, Canoagem , Curso de linguas, Dominó, Futebol, Futebol de areia, Futebol de salão, Futebol suíço, Ginástica, Grupo folclórico, Hipismo, Jogos de mesa, Karatê, Musculação, Natação, Piscina, Sinuca, Skat, Sociais, Squash, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro, Tiro ar comprimido, Tiro pássaro , Truco, Voleibol, história CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO, ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E RECREATIVA PRIMAVERA , CLUBE BLUMENAUENSE DE CAÇA E TIRO , CLUBE DE CAÇA E TIRO BADENFURT, CLUBE DE CAÇA E TIRO CONCÓRDIA – VELHA , CLUBE DE CAÇA E TIRO ESPORTIVO CULTURAL UNIÃO , CLUBE DE CAÇA E TIRO FORTALEZA ALTA , CLUBE DE CAÇA E TIRO ITOUPAVA REGA, CLUBE DE CAÇA E TIRO PASSO MANSO, CLUBE DE CAÇA E TIRO RIBEIRÃO ITOUPAVA , CLUBE DE CAÇA E TIRO VELHA CENTRAL , CLUBE DE CAÇA TIRO ESPORTIVO E CULTURAL ITOUPAVAZINHA , CLUBE ESPORTIVO RECREATIVO NOVA AURORA , CLUBE RECREATIVO ESPORTIVO CULTURAL CONCÓRDIA , CLUBE SKAT HERMANN BERG , CLUBE SOCIAL RECREATIVO CAÇA E TIRO GARCIA JORDÃO , ESPORTE CLUBE ÁGUA VERDE, GRÊMIO ESPORTIVO OLÍMPICO , GUARANI ESPORTE CLUBE , SOCIEDADE DE BOLÃO TIROLÊS , SOCIEDADE DE CAÇA E TIRO ESTRADA DA CAROLINA, SOCIEDADE DESPORTIVA VASTO VERDE , SOCIEDADE ESPORTIVA CAÇA E TIRO ITOUPAVA NORTE, SOCIEDADE ESPORTIVA CULTURAL TIRO E CAÇA HARMONIA, SOCIEDADE ESPORTIVA FLÓRIDA, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA CRUZEIRO, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL SALTO DO NORTE, SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA ITOUPAVA ALTA , SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA LIBERDADE , SOCIEDADE RECREATIVA CULTURAL FORTALEZA–TRIBESS, SOCIEDADE RECREATIVA CULTURAL LYRA CIRCOLO ITALIANO DI BLUMENAU, SOCIEDADE RECREATIVA DESPORTIVA SERRINHA , SOCIEDADE RECREATIVA E DESPORTIVA CENTENÁRIO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA 1º DE JANEIRO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA CULTURAL COMERCIAL, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA E CULTURAL TESTO SALTO, SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA IPIRANGA

A Associação
Notícias e novidades